Olá, seja bem vindo

A internet é a maior rede que existe no mundo, é a rede de computadores interligados que facilitam a vida das pessoas em diversos aspectos.

É onde encontramos um grande número de informações de forma simultânea. Além é claro, a oportunidade de interagir com outras pessoas e debater assuntos relevantes.

A internet é uma excelente ferramenta quando utilizada corretamente e com responsabilidade dos internautas (como são chamados pessoas que navegam na web), mas quando é usada por pessoas mal intencionadas, podem causar grandes estragos em empresas e também na vida das pessoas.

Todos os dias a internet recebe milhares de novas informações importantes para as nossas vidas, seja no lazer, notícias, assim como uma maravilhosa ferramenta de pesquisa.

A cada dia cresce o número de famílias que possuem em suas residências computadores, e agora com a popularidade dos smartphones, o acesso à internet se tornou um novo jeito de aprender e ver o mundo de diversos aspectos.

Não podemos fugir desta realidade tecnológica, o computador chegou para facilitar a vida das pessoas, existem vários contextos sobre os computadores utilizados nos dias de hoje, seja empresarial, acadêmico e domiciliar.

Através dos computadores as pessoas começaram a ver novos horizontes em suas vidas.

Educação Online

Você já ouviu falar em cursos por correspondência? Esse formato pode ser considerado como o pioneiro do EAD no Brasil. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada sugere que até mesmo antes de 1900 já existiam propagandas de cursos profissionalizantes por correspondência no Rio de Janeiro. Esse formato de ensino teve um grande avanço a partir dos anos 40, com a popularização do rádio. Gestores de cursos por correspondência chegavam a receber mais de dez mil cartas por mês na década de 80!

Quais fatores impulsionaram o EAD no Brasil?

Se voltarmos a pensar no surgimento do EAD no Brasil, fica claro que a tecnologia e o avanço das telecomunicações foram peças-chave para a mudança e adaptação do ensino a distância no país. Com cada nova tecnologia e cada nova mídia que surge, existem mais formas de alcançar um número ainda maior de pessoas. Mas isso não é tudo!

No Brasil, hoje, o ensino a distância está passando por um grande momento. Cada vez mais instituições estão investindo nessa estratégia e, não só os gigantes do ensino já entenderam o potencial do EAD, mas o pequeno produtor de conteúdo individual também descobriu que pode ganhar dinheiro criando seus próprios cursos. Hoje, o ensino superior a distância já alcança mais de 1 milhão de alunos. Para você entender a grandiosidade desse número, é só pensar que, em 2005, o número de alunos matriculados em EAD era cerca de 100 mil. Ou seja, em pouco mais de 10 anos, esse número cresceu 1000%.

Por que estamos vendo esse movimento tão claro?

Alguns fatores podem ser considerados os principais na expansão do EAD no Brasil.

Expansão e facilidade do acesso a internet

Você já parou para pensar no número de pessoas que possuem acesso a internet hoje? Segundo dados do IBGE, mais da metade dos brasileiros já acessam a rede. Segundo o instituto, 116 milhões de pessoas estão conectadas, e isso representa pouco mais de 64% de toda a população do país.

Além disso, podemos também citar a facilidade de acesso em diversas plataformas. São inúmeros os aparelhos que possuem algum tipo de acesso a internet hoje em dia. Utilizar Smartphones, tablets, computadores e até mesmo os aparelhos de televisão para acessar a internet já faz parte do dia a dia de centenas de milhares de brasileiros.

Menos desconfiança

O senso comum, por muitas vezes, defendia que um diploma ou certificado de um curso a distância vale menos do que um curso presencial, mas isso não é verdade. Se você concluir um curso de graduação na modalidade a distância, o diploma, além de não vir discriminado em qual modalidade de ensino você estudou, é validado pelo MEC e, portanto, tem o mesmo valor que um curso tradicional.

Quando mais informação disponível, menos desconfiança em relação a isso. Esse tipo de confiança representa, também, um grande fator que está ajudando a expansão do EAD no Brasil.

Fator econômico

Sempre muito falado, o fator econômico é também decisivo para o crescimento do ensino a distância no Brasil. Em geral, a mensalidade de um curso de graduação a distância pode ser até 60% mais econômica que o mesmo curso presencial. E, se o diploma vale o mesmo, mas o EAD é menos da metade do preço, é claro que mais e mais pessoas estão procurando estudar a distância, certo?

Além desse enorme desconto, pense em todos os outros gastos que estão envolvidos na educação presencial. Combustível, passagens, alimentação, estacionamento, materiais escolares em geral. Tudo isso entra na conta!

É por isso que tanta gente defende que o EAD é uma peça-chave para democratizar a educação no Brasil. Afinal, são cursos de graduação, especialização, capacitação, pós graduação e até mesmo cursos livres a preços muito mais acessíveis!

Flexibilidade e comodidade

Já ouviu a expressão “tempo é dinheiro”? Se pensarmos dessa forma, então o EAD ajuda a economizar ainda mais!

A rotina é corrida para praticamente todo mundo hoje, certo? Especialmente em cidades grandes, nas quais temos que lidar não só com a distância, mas o trânsito na hora de se deslocar de uma parte para a outra. Imagine então a oportunidade de estudar diretamente de casa, no seu tempo livre. Isso é um outro fator importantíssimo que ajudou a impulsionar o EAD no Brasil. Além de poder estudar de casa ou qualquer outro lugar que o aluno preferir, ele ainda pode ditar seu próprio ritmo, da forma que contribuir melhor para o seu aprendizado. No EAD, o controle é do aluno.

Aluno no controle!

Uma das vantagens mais expressivas do ensino a distância é o fato do aluno ser o protagonista em seu próprio aprendizado!

Na educação tradicional, existe um padrão muito rígido no qual todos os alunos são enquadrados, mesmo com suas características e necessidades bem distintas. No Ensino a Distância, porém, o aluno tem maior controle de quando, onde e como assistir às aulas, dando as pausas que quiser, buscando outras fontes de informação e, claro, com muito aporte de tecnologia constantemente.

Nasce a Aprendoo

A Aprendoo é um projeto que nasceu da idéia de conectar pessoas que tem interesse e desejo de aprender com as pessoas que tem capacitação, conteúdo e conhecimento para ensinar.

Nossa plataforma é o meio de ideal para você aumentar sua visibilidade online, melhorar seu rankeamento no Google, gerar leads de novos alunos e ter a sua presença online.

Seja um anunciante na Aprendoo e abra as portas do mundo digital para seu negócio, sua escola e suas aulas. Preencha o formulário e entraremos em contato com você.